Entenda como o fator Page Layout influencia do algoritmo do Google

Se você não se preocupa com o layout de sua página, seu site pode estar sendo penalizado pelo Google. Entenda como o fator Page Layout influencia o algoritmo do Google.

O Google, no empenho de sempre trazer resultados de qualidade nas buscas feitas por seus usuários, vem constantemente aprimorando as variáveis de seu algoritmo. Em 2012 um novo fator passou a ser considerado na fórmula: o layout da página. O novo critério passou a se chamar Page Layout e avalia como o conteúdo está organizado dentro de uma página e do site como um todo, no sentido de melhorar e facilitar a experiência do usuário.

Page Layout e Top Heavy

Em 19 de janeiro de 2012 aprimeira versão do Page Layout foi implementada ao algoritmo do Google. O objetivo era penalizar os sites classificados como “Top Heavy”, ou seja, sites que publicam anúncios e baners de forma excessiva no topo de suas páginas. Por conta disso a nova atualização do algoritmo também passou a se chamar Top Heavy. O Page Layout (ou Top Heavy) foi atualizado mais duas vezes após sua criação. A última atualização ocorreu em fevereiro de 2014.

O Google, por meio de seu blog oficial, comentou sobre a criação do Page Layout:

(…) Nós ouvimos reclamações de usuários que ao clicarem em um resultado têm dificuldade para encontrar o conteúdo real e por isso não estão felizes com a experiência. Ao invés de rolar para baixo a página para se livrar de uma série de anúncios, os usuários querem ver o conteúdo imediatamente. Desta forma, sites que não têm muito conteúdo logo no topo podem ser afetados por essa alteração. Se você clica em um site e a parte que vê primeiro não tiver conteúdo visível no topo ou se este site dedica uma grande parte da tela inicial para anúncios, isso não é uma experiência boa para o usuário. Esse tipo de site poderá não ranquear bem nos resultados  daqui para frente.” Para ver a publicação na intregra no blog oficial do google acesse: http://insidesearch.blogspot.com.br/2012/01/page-layout-algorithm-improvement.html

Desenvolvedores e empreendedores digitais devem considerar, portanto, o Page Layout no momento de organizar as informações de seus blogs e sites. Evitar o uso excessivo de anúncios e baners, principalmente no topo das páginas, é uma ótima estratégia de SEO e pode fazer diferença no ranqueamento frente à concorrência.

Page Layout e Mobilegeddon

Uma das atualizações mais recentes no Page Layout foi a inserção do chamado Mobilegeddon (união das palavras “Mobile” e “Armageddon”). Este novo critério entrou em ação no dia 21 de abril de 2015 e tem como objetivo penalizar sites que não são responsivos, ou seja, que não se adaptam as diversas telas de smartphones e tablets.

Este critério faz muito sentido nos dias atuais, já que cada vez mais pessoas acessam a internet pelo celular. Portanto, se o seu site não está adaptado para a tela de um celular, está na hora de mudar isso o mais rápido possível, sob pena de não ranquear bem nas páginas do Google.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *