O que é PageRank e como melhorar o PageRank de seu site

Google PageRank

Obtenha links relevantes apontando para seu site e melhore seu PageRank

Você já deve ter ouvido falar sobre o algoritmo do Google, uma fórmula que ele usa para determinar a relevância de um site e ranqueá-lo nos resultados de busca. Um dos fatores levados em consideração no algoritmo do Google é o chamado PageRank, uma métrica que analisa a quantidade e qualidade de links externos apontando para seu site.

Como e por que o PageRank surgiu

Em 1995 um dos co-fundadores do Google, Larry Page, decidiu desenvolver uma fórmula que calculasse a relevância de um site com base nos links que ele recebia de sites externos. A ideia era interessante! Imagine um site que a todo o momento traz conteúdo valioso e relevante sobre um tema específico. É natural que outros sites criem links apontando para ele. Entende-se, portanto, que os links recebidos são um ótimo indicativo sobre a relevância de determinado site.

Critérios utilizado para o cálculo do Page Rank

O Page Rank varia de 0 a10. Teoricamente, quanto maior o PageRank de um site melhor sua indexação nos resultados do Google. Porém, o PageRank é apenas um fator levado em consideração no algoritmo do Google. É comum vermos sites com PageRank 1 melhor indexados do que sites com PageRank 3, por exemplo.

O cálculo do PageRank leva em consideração basicamente três critérios:

1 – Quantidade de links externos recebidos

2 – Qualidade dos links recebidos

3 – Contexto dos links recebidos

O critério 1 leva em consideração apenas a quantidade de links externos recebidos. Cada link recebido é como se fosse um voto para o PageRank, uma recomendação de outro site. Quanto maior o número de links, mais “votado” e bem recomendado é o site.

Já o critério 2 mede a qualidade dos links recebidos. Um link vindo de um portal famoso ou site idôneo vale mais do que um link recebido de um site pouco relevante ou de má qualidade. Esse critério influencia no peso do link para cálculo do PageRank.

O 3º critério por sua vez analisa a afinidade/contexto entre o tema do site que está recebendo o link e o site de onde sai o link. Faz pouco sentido, por exemplo, um site sobre culinária receber um link de um site sobre produtos eletrônicos. Contaria mais para o PageRank se ele recebesse um link do site oficial de um grande chefe de cozinha.

Como o Page Rank é calculado

Cada página aos olhos do Google na internet possui um PageRank entre 0 e 10. Basicamente o PageRank das diferentes páginas de onde saem os links recebidos é somado e ponderado, resultando em um valor novo de PageRank atribuído àquela página que recebe os links.

Suponhamos que um site “A” recebe links de dois sites externos “B” e “C”. Se “B” tiver um PageRank 2 e “C” um PageRank 1 então, teoricamente, a página “A” teria um PageRank 3 (a soma de “B” e “C”). Como o PageRank deve sempre ficar entre 0 e 10 algumas variáveis são adicionadas à fórmula para ponderar o índice e não deixar ele extrapolar o teto de 10.

Quando uma página tem mais do que um link apontando para sites externos então o Page Rank é dividido. Suponhamos que no exemplo acima o site “B” tenha link para o site “A” e site “D”.  Nesta hipótese o valor do PageRank de “B” seria dividido entre “A” e “D” e apenas o valor de 1 seria passado a “A”. Então o site “A”, no exemplo acima, ficaria com PageRank 2, ao invés de 3.

O PageRank mede a relevância do site como um todo e também de cada página individualmente. As páginas internas de um site também trocam valores de PageRank. A likagem interna de um site, portanto, deve ser feita de forma criteriosa para atribuir relevância de forma estratégica dentro de seu site.

Como melhorar o PageRank de meu site?

Para melhorar o seu PageRank é importante conseguir links de qualidade para o seu site.  A técnica de construção de links é uma das mais importantes em SEO (Search Engine Optmization) e chama-se Link Building (Traduzindo: Construindo links).

Existem várias maneiras apra se conseguir links, porém a mais eficiente e sustentável é trabalhar o conteúdo de seu site. Levar conteúdo valioso e relevante de forma consistente para seu público naturalmente fará com que outros sites apontem links para o seu.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *