Teste A/B: O que é e qual sua importância em Email Marketing

Teste AB

Teste suas mensagens com uma pequena amostra da base de contatos antes de enviar a campanha. Conheça o Teste AB e suas vantagens.

O que é o Teste AB

“Teste AB” em Email Marketing é um recurso que permite testar a campanha para uma pequena amostra da base de contatos antes de enviá-la para a base toda. Ele prevê o uso de dois formatos diferentes de mensagem: o formato A e o formato B. Ao final do teste é possível analisar qual dos formatos obteve melhor performance com a amostra e então utilizá-lo para a campanha toda.

Geralmente o Teste AB é feito para testar o “assunto” da campanha. Na dúvida sobre qual assunto traria maior resultado é possível elaborar dois assuntos diferentes, mantendo o restante dos fatores iguais (horário de envio e layout do email). Em seguida o Teste AB é realizado, enviando a mensagem para amostras diferentes da mesma base. O assunto que trouxer maior taxa de abertura seria o escolhido para a campanha toda.

O Teste AB também pode ser efetuado para definir o melhor horário de envio ou o melhor layout HTML. O importante é sempre manter os demais fatores constantes. Ex.: Caso o layout do HTML seja o motivo de teste, então o campo assunto e o horário de envio devem ser o mesmo para a mensagem A e B.

Como realizar o Teste AB

As ferramentas de Email Marketing oferecidas no mercado já disponibilizam o recurso do Teste AB em seus painéis para que sejam feitos de forma automática. É possível selecionar o percentual da base que definirá as amostras, pré-programar o envio automático da campanha após a realização do teste, etc.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *