Melhor horário e frequência de envio em Email Marketing

Definir o melhor horário e a frequência de envio de suas campanhas é determinante para o sucesso no Email Marketing

Qual o melhor dia e horário de envio?

Horários em que a maior parte de seu público está conectada à internet tendem a gerar melhores taxas de abertura.

Geralmente no início da semana as pessoas estão mais ativas e conectadas. A tendência é que este comportamento “esfrie”  na medida que o final de semana se aproxime. É consenso entre os profissionais de Email Marketing que terça-feira é um bom dia para envio. Também é sabido que às sextas-feiras os envios costumam não trazer tanto resultado, uma vez que todos estão mais interessados nas viagens, festas e programas que farão no sábado e domingo do que acessar emails.

O melhor horário também é subjetivo. O ideal é testar diferentes horários e medir as métricas do Email Marketing. Geralmente o envio pela manhã às 10:00h costuma trazer bons retornos. É um horário em que as pessoas acabaram de chegar ao trabalho e estão prontas para abrir a caixa de entrada. É importante que seu email esteja lá neste horário e seja um dos primeiros.

Analise a taxa de abertura em conjunto com a taxa de cliques e taxa de conversão. Aos sábados e domingos, por exemplo, a taxa de abertura pode ser menor, porém as pessoas estarão com mais tempo para pegar o cartão de crédito, preencher um cadastro e concluir uma compra (altas taxas de conversão). No caso de envios aos finais de semana talvez enviar às 10:00h seja muito cedo (muitas pessoas estarão dormindo)…nesta situação, considere enviar um pouco mais tarde.

Como podem ver, não há uma receita de bolo. O dia e horário ideal de envio varia muito de acordo com o conteúdo da mensagem, as características de cada público e o produto/serviço oferecido. É importante sempre efetuar testes e estudar as métricas.

Frequência de envio

A freqüência de envio também é importante. Enviar demais incomoda e enviar pouco pode “esfriar” a relação com o público, diminuindo o engajamento.

Geralmente pessoas iniciantes em Email Marketing estão ansiosas para enviar emails com grande freqüência. Essa prática pode incomodar e aumentar a taxa de descadastro (solicitações para sair da lista).

O conteúdo da mensagem também influencia. Caso você faça campanhas exclusivamente sobre ofertas de seu produto/serviço a freqüência de envio deve ser menor. Ex.: uma vez por semana. Isso por que ninguém gosta de ficar recebendo ofertas a todo momento.

Enviar somente ofertas não é uma estratégia muito bem vinda em Email Marketing. É importante trabalhar o Marketing de Conteúdo em suas campanhas. Essa prática intensificará o engajamento de seu público e permitirá o envio com maior freqüência. O Marketing de Conteúdo prevê o envio de conteúdos relevantes e valiosos para o destinatário e não somente ofertas (notícias, instruções, dicas, informações relevantes, etc.).

A baixa frequência de envio também pode ser ruim em Email Marketing, pois, conforme já mencionado, perde-se engajamento do público.

Reputação do IP X Frequência de envio

Não adotar uma freqüência também pode ser prejudicial. Ou seja, ficar muito tempo sem enviar e depois enviar muitos emails de uma vez pode ser visto pelos provedores de email (Internet Service Providers – Hotmail, Yahoo, Gmail, BOL, etc.) como prática de spam, prejudicando a reputação do IP remetente. Da mesma forma, adotar uma baixa freqüência de envio e em seguida aumentar abruptamente também pode ser visto como spam (faça gradualmente).

 

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *