Reputação do IP: Como anda a sua?

Reputação do IP de envio em Email Marketing

Você sabia que em Email Marketing você tem uma reputação frente aos provedores? É ela que definirá a entregabilidade de suas mensagens! Veja como trabalhar a Reputação do IP de envio e melhorar a peformance de suas campanhas.

Os provedores de email (Hotmail, Gmail, Yahoo, BOL, etc.) trabalham com filtros anti-spam que decidem quais mensagens serão ou não entregues nas caixas de entrada dos destinatários. Esses filtros consideram diversos fatores que identificam se uma mensagem é um provável spam ou não. Com base nestes fatores e no histórico de envio é construída uma reputação em torno do endereço remetente, identificado por um número IP. Quanto melhor a reputação do IP de envio, maior a entregabilidade das mensagens.

Como trabalhar a Reputação do IP de envio?

1 – Trabalhe com bases de email opt in para melhorar a reputação do IP

Bases opt-in são listas de emails alimentadas somente por pessoas que solicitaram receber suas mensagens. Enviar para emails que não solicitaram receber pode aumentar suas taxas de descadastro (unsubscribe) e reporte spam. Taxas altas de descadatro e spam prejudicam a reputação do IP frente aos provedores.

No artigo Opt-in, Soft Opt-in e Double Opt-in: Entenda os conceitos eu explico os conceitos e tipos de opt-in.

2 – Envie conteúdo relevante

Quanto mais relevante e valioso for o conteúdo de suas mensagens  maior a abertura, cliques e compartilhamentos que suas campanhas terão. Altas taxas de abertura e cliques refletem boa reputação do rementente.

3 – Segmente suas bases

Segmente suas bases e crie conteúdos específicos para cada grupo. No artigo Segmentação no Email Marketing: Por que e como segmentar suas listas de email explico com detalhes a importância da segmentação e trago exemplos de como segmentar.

4 – Envie frequentemente

A frequência de envio é bem vista pelos provedores, pois cria um histórico de seu IP e até demonstra “boa fé”. É claro que o envio abusivo, sem critério, é danoso para sua reputação. O ideal é enviar uma vez por semana ou pelo menos a cada 15 dias. Isso muda de negócio para negócio. Faça testes e monitore sempre os relatórios e métricas.

5 – Higienize suas bases

Elimine periodicamente de suas bases os endereços inválidos e inexistentes. Isso ajudará a melhorar sua Taxa de Bounce (emails que voltam). Baixas Taxas de Bounce refletem boa reputação do IP. Saiba mais sobre higienização de bases no artigo: Higienização da lista de emails: O que é e como fazer

6 – Trabalhe emails ativos diferente de inativos

Esta também é uma forma de segmentação. Não envie a mesma mensagem para os ativos e inativos. Emails ativos são aqueles que costumam sempre abrir suas mensagens, ou seja, é um grupo mais engajado dentro de sua base de contatos. Emails inativos são aqueles que raramente abrem ou deixaram de abrir suas mensagens. É importante separar estes grupos e trabalhar conteúdos diferentes para cada um deles.

Desta forma, as campanhas enviadas para os emails ativos terão uma abertura consideravelmente maior, já que o mesmo número de pessoas continuará abrindo, porém em relação a um número menor do total da base (os inativos foram tirados). Isso será muito bem visto pelos provedores de email aumentando a reputação de seu IP.

Já no caso dos inativos, envie menos (frequência menor) e crie mensagens específicas e  mais apelativas, dentro de uma estratégia ética. Uma promoção por exemplo. Aos poucos migre os usuários que abriram para a base de ativos. Depois de sucessivos envios, elimine da ferramenta os usuários que continuaram inativos (guarde em uma planilha excel se não quiser perder os endereços). Isso reduzirá seu custo de marketing e facilitará o gerenciamento de suas bases, além de melhorar a reputação do IP.

 

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *