Opt-in, Soft Opt-in e Double Opt-in: Entenda os conceitos

Double Opt-in

Use sempre bases Opt-in em suas campanhas de Email Marketing. Entenda os diferentes conceitos

A boa prática de Email Marketing requer o uso de bases de email “opt in”. Uma possível tradução para Opt-in seria “Optou por entrar”. Bases Opt-in são bases onde todos os endereços cadastrados vieram de pessoas que optaram por receber as mensagens daquele remetente.

Enviar mensagens para pessoas que não solicitaram receber aumenta as taxas de opt-out (descadastro da lista) e reporte spam, prejudicando a reputação do IP de envio frente aos servidores.

Captura Opt-in

Geralmente a captura de um endereço de email se dá por campos dentro do site dizendo “Receba nossa newsletter” ou “Receba nossas ofertas”, onde o usuário interessado cadastra o email optando por receber aquele conteúdo. Neste momento houve o “Opt-in”, onde o usuário manifesta interesse e solicita receber o conteúdo.

Entretanto, o endereço cadastrado pode ter sido digitado errado ou mesmo digitado por um amigo daquele usuário (nesta hipótese não é possível definir se há de fato interesse por parte do usuário que receberá). Uma outra situação seria a digitação de um email inexistente ou desativado, onde a pessoa poderia ter cadastrado por engano, por exemplo. Como evitar estas situações? Vejamos o conceito Double Opt-in no tópico abaixo.

Captura Double Opt-in

O conceito “Double Opt-in” prevê, além do cadastro do email, a confirmação daquela solicitação por parte do usuário. Esta é a maneira correta de alimentar bases de contato.

Como trata-se de uma segunda ação confirmando a real “opção por entrar na lista” dá-se o nome de Double Opt-in. Isso é possível com o envio automático de uma mensagem para o email cadastrado, solicitando a confirmação (por meio de um link, por exemplo). Pronto! Agora a sua base estará alimentada por um endereço existente, ativo e que de fato quer receber seu conteúdo.

O conceito Soft Opt-in

Há ainda um outro conceito: O Soft Opt-in. Neste caso a opção por receber é implícita. São contatos onde já existe relacionamento prévio como, por exemplo, os clientes de uma empresa. Não haveria sentido em solicitar permissão e confirmação para envio do conteúdo nesta situação.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *