Higienização da lista de emails: O que é e como fazer

Higienização de bases em Email Marketing
A higienização periódica das bases de email é um prática necessária em Email Marketing. Eliminar os emails inválidos e inexistentes reduz a Taxa de Bounce, melhorando a reputação de suas campanhas frente aos ESPs (provedores de serviços de email).

Endereços desconhecidos ou inválidos surgem com frequência nas listas de email, quer porque o usuário digitou errado no momento do cadastro ou porque o email foi desativado pelo usuário (trocou de servidor, mudou de emprego e não usa mais o endereço da empresa, etc.). Quando uma mensagem é enviada para emails inválidos ou inexistentes ela volta, originando o que chamamos de “Hard Bounce” (Bounce = quicar, ressaltar). Uma alta Taxa de Bounce em determinada campanha é vista pelos servidores como prática de spam e prejudica a reputação do IP de envio.

Não higienizar as bases de email fará, portanto,  com que as mensagens sejam enquadradas como spam ou até mesmo bloqueadas pelos ESPs, afetando a entregabilidade das campanhas.

Como higienizar as bases de email

No artigo Métricas de Email Marketing eu explico a diferença entre Soft Bounce e Hard Bounce. Este último é o mais grave e refere-se a emails que voltaram porque não existem ou são inválidos. É importante eliminá-los de imediato para manter sempre a Taxa de Bounce baixa.

Quando você já usa uma base de emails com frequência é mais fácil mantê-la higienizada. A maioria das ferramentas de Email Marketing oferecem relatórios detalhados onde é possível identificar os emails que geraram bounce nos últimos envios e eliminá-los. É possível inclusive programar nas ferramentas para que isso seja feito de forma automatizada.

A higienização é mais difícil quando a base deve ser enviada novamente depois de muito tempo sem uso. Nesta hipótese a quantidade de emails inválidos ou inexistentes provavelmente é grande. Enviar uma campanha para esta base sem antes eliminar os emails inválidos trará Taxas de Bounce altas e prejudicará consideravelmente a reputação de seu IP. E como descobrir os emails inválidos?

Existem ferramentas que prestam esse serviço no mercado. Pode custar um pouco, mas geralmente não é nada caro (depende do tamanho de sua base). Basta digitar no Google “Validador de Emails” ou então “Email Validator” e uma série de sites e softwares serão apresentados.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *