EdgeRank dá lugar ao News Feed Rank: Entenda como funciona

Edgerank

Fórmula do Edgerank no Facebook = Afinidade x Peso X Tempo

Já percebeu como muitas das publicações de seus amigos não aparecem nos seu Feed de Notícias? Entenda como funciona o Edgerank e as novidades do News Feed Rank no Facebook e consiga mais alcance para suas publicações!

Da mesma forma que o Google, o Facebook também possui um algoritmo (fórmula) que prioriza as informações exibidas aos usuários. Você já deve ter notado que nem sempre as publicações de seus amigos no Facebook aparecem no seu feed de notícias. O mesmo acontece com as suas publicações em relação a seus amigos. O algoritmo do Facebook também é aplicado às Fan pages. Portanto, compreender como ele funciona é fundamental para o sucesso da página de sua empresa ou negócio no Facebook.

Por que o Facebook é seletivo na exposição das publicações?

É natural que o Facebook seja seletivo na exposição das publicações no feed de notícias. Imagine se fossem mostradas nos seu feed absolutamente todas as publicações de seus amigos e conexões. Seria uma quantidade excessiva de informações e praticamente impossível a interação com todas elas. Além disso, apenas algumas notícias trariam alguma informação relevante, de modo que seria uma perda de tempo para qualquer usuário tentar encontrar, entre tantas publicações, aquelas que realmente interessam.

Como o próprio Facebook declara, é seu objetivo em relação ao Feed de notícias, entregar o conteúdo certo para a pessoa certa na hora certa. Desta forma, ninguém perderia uma história ou notícia importante. Além disso, é objetivo também do Facebook entregar as informações na ordem que elas querem ler. Para isso é necessário controlar a exposição das publicações.

A evolução do EdgeRank para o News Feed Rank

O algorítimo do Facebook está em constante evolução. Até 2011 ele era conhecido como Edgerank e levava em consideração 3 principais fatores: 1 – Afinidade, 2 – Relevância e 3 – Tempo da publicação.

Traduzindo “Edge” para o português temos borda, margem, ponta ou beira. Para o Facebook “Edge” significa qualquer interação ou atividade. Um edge pode ser uma curtida, um comentário, um clique, um compartilhamento, etc.

A partir de 2011 o nome Edgerank passou a não ser mais falado internamente no Facebook para dar lugar ao nome “News Feed Rank”. Hoje o algorítimo leva em consideração mais de 100 mil fatores! É claro que você não precisa conhecer todos eles. Na verdade, compreender os 3 fatores do antigo Edgerank, que ainda têm forte peso na nova fórmula, já lhe ajudará muito para que suas publicações tenham grande alcance no Facebook.

Vamos então primeiro entender melhor o Edgerank e ao final do artigo comento também sobre alguns fatores novos na fórmula do News Feed Rank.

Conhecendo melhor os 3 fatores do Edgerank

1 – Afinidade

Este fator do EdgeRank considera o grau de afinidade entre os usuários e conexões baseando-se na interatividade com as publicações. Quanto mais curtidas, comentários, cliques, visualizações, compartilhamentos ou qualquer tipo de interação uma publicação tiver, maior o alcance desta publicação no Facebook (maior a exposição dela no feed dos amigos e conexões).

Se você costuma interagir com as publicações de um determinado amigo, então receberá em seu feed as publicações deste amigo com maior frequência. Caso você pare de interagir, o Facebook reduzirá a freqüência de entrega das publicações dele em seu feed, podendo até não entregar mais.

O mesmo ocorre para os fãs de uma determinada página no Facebook. Quanto maior a interação destes fãs com as publicações da página, maior a freqüência com que elas sejam entregues no feed destes fãs.

2 – Peso (Relevância)

No momento que uma publicação é feita apenas os usuários com maior afinidade (Ex. amigos e conexões bem próximas) a recebem no feed de notícias. Com base na interação destas pessoas mais próximas é que o Facebook aplicará mais ou menos “peso” ao algoritmo, podendo aumentar o alcance da publicação para outros usuários conectados a você, mesmo que não tenham tanta “afinidade” (1º fator).

Você já deve ter se surpreendido algumas vezes com publicações em seu feed de amigos que não ouvia falar há tempos. Talvez você até pensou que ele estivesse sumido do Facebook e retornado. Na verdade ele não sumiu…sempre postou histórias e notícias, porém como o fator “afinidade” (1º fator) entre ele e você estava baixo suas publicações nunca chegavam em seu feed. Até que, de repente, uma dessas publicações de seu amigo recebeu tanta interação por parte das pessoas mais próximas (com maior afinidade) que o Facebook resolveu atribuir um peso maior a ela e exibí-la também para você e outras conexões com menor afinidade. O fator “peso” do algorítimo determinou, neste exemplo, um alcance maior da publicação de seu amigo.

O fator “peso” no EdgeRank também leva em consideração, além da interação, o tipo de publicação. Na maioria das vezes  fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links (possuem maior peso). Isso mudou um pouco no novo algoritmo com base na preferência de cada usuário, por isso é bom sempre intercalar em sua Fan Page os tipos de publicação para conseguir sempre um alcance maior.

3 – Tempo (Decadência)

O fator “tempo” no EdgeRank é mais intuitivo. É claro que as postagens mais recentes terão prioridade em relação às mais antigas . Por isso sempre publique e mantenha seu público atualizado!

Os novos fatores do News Feed Rank

Como mencionado anteriormente, o novo algoritmo do Facebook possui mais de 100 mil fatores. É impossível conhecer todos.

O News Feed Rank evolui sempre e o Facebook até disponibilizou um canal para que os profissionais de marketing digital acompanhem as novidades. Uma alteração recente, por exemplo, é a reordenação de posts que não foram visualizados pelos usuários porque estes não rolaram a página até o final. Talvez um post com informação de relevância para determinado usuário foi publicado em seu feed, porém não foi visualizado por estar nas últimas posições (outros entraram na frente). Nesta situação, caso este post tenha obtido uma quantidade razoável de interações, o novo algoritmo considerará sua reordenação para cima para ficar entre os primeiros.

Eu comentei também no fator “peso” acima que vídeos e fotos teriam prioridade sobre textos e links no antigo Edgerank. Este fator ainda permanece no News Feed Rank, porém agora também considera a preferência do usuário. Desta forma, se um determinado usuário interage mais com textos ao invés de fotos, o novo algoritmo dará prioridade às publicações em textos para este usuário.

Outra novidade é o tempo que uma pessoa visualiza uma determinada notícia, mesmo que não interaja. Há situações em que, por exemplo, todos queiram saber sobre um determinado acidente grave que ocorreu, mas não necessariamente queiram curtir ou interagir com aquela publicação. Neste caso o Facebook considera o tempo em que o usuário permanece com a tela parada naquela notícia, sem rolar a tela.

Este são apenas alguns exemplos de fatores presentes no novo algoritmo do Facebook. Há todo momento novos fatores estão sendo considerados. Como então aplicar os conhecimentos sobre o News Feed Rank para obter sucesso com sua página no Facebook? Veja no próximo tópico. Pensando em ajudá-lo trago 8 dicas infalíveis. Para conhecê-las acesse o artigo: 8 dicas para melhorar o rank de sua página no Facebook

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *