Como criar uma página no Facebook

Como criar uma página no Facebook

Você sabia que os brasileiros estão entre os que mais acessam as redes sociais no mundo? Seus clientes também acessam. Não fique de fora! Saiba como criar uma página no Faceboo e engajar seu público,

O Facebook é hoje a mais difundida e eficiente rede social no mundo. Criar uma página de sua empresa, negócio, projeto ou iniciativa no Facebook é tarefa obrigatória para obter sucesso na internet. Muitas empresas já adotaram as páginas no Facebook como “site oficial”, ou seja, não possuem qualquer outro endereço na Web além do Facebook.

Criar uma página no Facebook é bem fácil e intuitivo. Abaixo listamos um passo-a-passo:

1 – Efetue login no Facebook

Para criar uma página no Facebook é necessário antes ter um perfil de usuário. Estou imaginando que você já tenha um! É por baixo do seu perfil que a página será criada e administrada. Futuramente você também poderá conceder permissão para outros usuários do Facebook administrarem ou gerenciarem informações em sua página, se quiser.

Uma vez logado em seu perfil de usuário clique em “Criar Página” no menu esquerdo ou então, acesse diretamente este link: https://www.facebook.com/pages/create

2 – Escolha a categoria de sua página no Facebook

Ao acessar o link de criação da página no Facebook o primeiro passo é escolher a categoria que sua página melhor se enquadra. Escolha uma entre as 6 oferecidas pelo Facebook (vide imagem abaixo).

Categoria da página no Facebook

3 – Preencha as informações do formulário

Ao selecionar uma das categorias um pequeno formulário aparecerá para que você preencha com algumas informações iniciais da página. No exemplo abaixo selecionamos a categoria “Empresa, organização ou instituição”. O formulário que apareceu solicita para escolher uma sub-categoria (desta vez mais específica de sua empresa) e o nome de sua empresa.

Categoria de sua página no Facebook

4 – Informações iniciais para criação da página

A partir deste momento novas informações serão solicitadas pelo Facebook referente ao seu negócio e página. Todo o processo é bem rápido, simples e intuitivo. Em poucos minutos sua página estará publicada. Abaixo seguem as informações solicitadas:

Sobre – Informe uma breve descrição sobre sua página neste campo. Também há um campo solicitando o endereço de seu site oficial.

Foto do perfil – Foto ou imagem que aparecerá no perfil de sua página. Pode ser o logo de sua empresa ou mesmo a foto de seu perfil pessoal se julgar interessante.

Adicione aos favoritos – Caso queira adicionar um atalho para acessar o facebook mais facilmente

Alcance mais pessoas – Já neste início o Facebook lhe oferece uma ferramenta paga para promover sua página. Não há necessidade de contratá-la. Falaremos mais sobre divulgação paga no Facebook no tópico 8 (abaixo).

Como criar páginas no Facebook

5 – Escolhendo a foto de capa para sua página

Após preencher as informações iniciais solicitadas pelo facebook (topico 4 acima) você será enviado para uma tela de edição de sua página, conforme mostrado na imagem abaixo. Nesta parte a primeira coisa a fazer é escolher uma foto de capa para página. As fotos ou imagens de capa são aquelas que aparecerão de forma bem destacada no topo da página. Escolha uma foto bem bonita e que tenha a ver com o seu negócio.

 

criar pagina no Facebook

 

A imagem acima é de minha página no Facebook sobre Marketing Digital. Ela está neste primeiro momento sem nenhuma foto de capa. Observe que logo acima da foto de perfil da página (logo com a siglas MD) há um botão “Adicionar uma capa” (destacado com círculo vermelho). Ao clicar no botão um menu aparece pedindo para você escolher imagem de suas fotos (fotos já anteriormente adicionadas ao seu perfil de usuário) ou então enviar uma imagem ou foto de seu computador.

É altamente recomendado que você crie uma imagem específica para sua capa no Facebook. As dimensões sugeridas pelo facebook para sua foto de capa são 851 x 315 pixels. Veja abaixo a minha página agora já com uma foto de capa:

 

6 – Como criar uma página no Facebook: configurações iniciais

Nesta fase sua página já está criada e pronta para suas publicações. Mas antes é importante fazer algumas pequenas configurações iniciais para otimizá-la. Para configurar clique no botão “Configurar ” no topo direito superior da tela (veja imagem abaixo):

 

Configurar página no Facebook

 

Ao clicar em “Configurar” uma tela será mostrada com uma série de ferramentas para edição e configuração de sua página no Facebook. As configurações padrão do Facebook já estarão ativadas, portanto você não precisa se preocupar com todas elas agora. O mais importante neste momento é configurar as Informações da página. Para isso, clique no link “Informações da Página” no menu esquerdo (veja imagem abaixo):

 

Informações da página

 

Ao clicar em “Informações da Página” uma tela será mostrada para que você edite ou configure detalhes importantes sobre sua empresa ou negócio. Vale destacar  a informação “Endereço Web do Facebook”. Nesta parte você pode inserir um endereço customizado no padrão “http://www.facebook.com.br/nomedaempresa”.

 

Endereço Web do Facebook

7 – Publicando em sua página no Facebook

Agora sim! Sua página está pronta e configurada. Está na hora de começar a postar conteúdo de qualidade para seu público. Seria interessante você já publicar logo pelo menos 10 posts. Desta forma quando alguém acessar sua página no Facebook já poderá ver conteúdo que possa curtir, comentar e compartilhar com outros usuários.

É fundamental que você publique com determinada frequência. Publicar pouco ou muito podem ser prejudiciais para sua página. A frequência da publicação no Facebook é determinante para o engajamento de seu público. Saiba mais sobre com que frequência publicar em sua página no Facebook.

Preocupe-se em publicar conteúdo de qualidade. O Facebook possui um algoritmo que leva em consideração a interação do público com suas publicações. Quanto mais comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques suas publicações receberem maior será a exposição delas para seu público.

8 – Promovendo a página e construindo público

Convide seus amigos para curtir sua página! Você também pode pagar para promovê-la. O Facebook disponibiliza uma série de ferramentas para promover sua página ou uma publicação específica dentro de sua página. As ferramentas são altamente otimizadas para que você atinja nichos de público, permitindo selecionar inclusive a cidade, estado ou região, bem como idade, interesses, gênero entre outras características. É uma das ferramentas mais inteligentes de marketing digital disponíveis na web.

 

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *