Com que frequência devo publicar em minha página no Facebook?

Frequência de publicação no Facebook

Quer construir um público engajado no Facebook? Tome cuidado com a frequência de suas publicações!

Ter uma página no Facebook (Fan page) ajuda a estreitar o relacionamento com o seu público tornando-se uma poderosa ferramenta de marketing digital. Criar uma página no Facebook é obrigatório para qualquer empresa ou negócio que busca retorno na web. Para construir um público engajado com sua Fan Page é necessário levar conteúdo de qualidade dentro de uma certa  freqüência, ou seja, publicar periodicamente posts em sua página. Mas qual a freqüência ideal? Devo publicar todos os dias? Qual o melhor horário para publicar?

O que acontece quando você publica pouco (freqüência baixa)

Publicar pouco ou com espaços grandes de tempo entre um post e outro faz com que você perca a conexão com o seu público.

Imagine uma série de TV que você gosta muito e não perde um capítulo. Toda semana, naquele mesmo dia e horário você aguarda ansioso o próximo episódio. Porém, num determinado dia, você recebe a notícia de que as gravações daquela série foram interrompidas temporariamente. Você fica decepcionado por algum tempo, mas logo procura outra série para assistir. Semanas depois aquela série volta ao ar. Porém agora, depois de tanto tempo, talvez você nem lembre direito o que houve nos episódios anteriores. Talvez até tenha perdido a curiosidade pelo próximo capítulo. Pode ser ainda que a nova série escolhida esteja tão interessante que você nem tenha mais interessa pela anterior.

O que aconteceu na historinha acima é que você perdeu a conexão com o seriado. Você não está mais “engajado” na série. Aquela vontade de saber o que vai acontecer no episódio seguinte perdeu-se. Você nem comenta mais sobre a série com seus amigos. O mesmo acontece nas redes sociais!

Se você demora muito para publicar um novo artigo, vídeo, história ou qualquer conteúdo que julgue interessante ao seu público, há o risco de perda de conexão e, consequentemente, perda de engajamento. Por isso é importante que você publique sempre, dentro de uma freqüência mínima, para não perder a conexão com o teu público e sempre manter um engajamento crescente.

Mas qual a freqüência ideal?

A resposta é: No mínimo 1 (uma) vez ao dia e no máximo 3 (três) vezes ao dia. Essa é uma média recomendada que, claro, pode variar conforme o negócio ou público. Porém, pelo menos uma vez ao dia você deve publicar em sua Fan Page. Desta forma, seu público permanecerá sempre engajado.

Qual o melhor horário para publicação?

O Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada Facebook Insights que traz uma série de relatórios sobre a performance da sua página. Um desses relatórios traz um gráfico extremamente importante que mostra  a média de pessoas que viu algum post de sua página por hora do dia. Com isso você consegue saber os períodos do dia em que seu público está mais conectado à sua Fan Page. São nestes períodos de alta audiência que você deve publicar. Veja abaixo um exemplo de gráfico de uma das páginas que administro:

 

Melhor hora para publicação no Facebook

Colocando o mouse sobre determinada hora do gráfico ele mostra a quantidade de pessoas conectadas naquele momento. No gráfico acima, para esta página específica, o horário de maior audiência é às 18:00h. Outros períodos de pico também seriam às 9:00h, depois às 13:00 e às 21:00h.

Como o ideal seria publicar 3 vezes ao dia com um bom espaçamento entre os posts, um bom cronograma para esta página seria, por exemplo, publicar às 9:00h, depois às 13:00 e novamente às 18:00h. Desta forma você estaria levando conteúdo de manhã, à tarde e à noite.

Uma outra estratégia seria espaçar melhor as publicações ao longo do dia mesmo que não seja exatamente nos horários de pico mostrados pelo gráfico, porém em horários com audiências semelhantes, ainda que ligeiramente menor. Por exemplo, para esta página do gráfico uma outra frequência de publicação poderia ser 10:00h – 15:00h – 20:00h.

O que acontece se eu publicar mais do que 3 (três vezes)?

A recomendação de publicar três vezes ao dia é uma média recomendada com base em estudos de grandes empresas e experiência própria com as páginas que administro para mim e meus clientes. Isso pode variar conforme o negócio ou público. É importante que você teste sempre. Publique 3 vezes durante um tempo, depois aumente para 4 e observe. Se o engajamento começar a diminuir então volte para a freqüência de 3 vezes ao dia.

Publicar mais do que 3 (três vezes) pode incomodar e aos poucos seu público diminuirá a interação com suas postagens, parando de curtir, comentar ou compartilhar. Algumas pessoas podem solicitar para não mais receberem posts de sua página. Tudo isso conta ponto negativo no Facebook e piora seu Edgerank…..o que é isso?

O Edgerank é um algoritmo criado pelo Facebook que analisa o engajamento das pessoas com suas publicações. Quanto mais interações seus posts tiverem (comentários, curtidas, compartilhamentos, cliques) melhor o Edgerank e mais exposição suas publicações terão no Facebook.

Na medida que as pessoas se sentem incomodadas e param de interagir com suas publicações, seu Edgerank cai, e o Facebook diminuirá a divulgação de seus posts na timeline de seus fãs.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *