Como criar um blog profissional sem gastar muito dinheiro

Criar um blog é fácil e obter acessos também! Mas…

Criar um blog hoje é simples! São várias as plataformas (programas prontos) de blog disponíveis na web que permitem a qualquer usuário com conhecimento básico de internet montar um blog profissional. Porém, não basta montar um blog e publicá-lo. É importante conseguir acessos e ganhar visibilidade na internet.

A boa notícia é que conseguir acessos é muito fácil! Não só é fácil como é também barato. Lendo este artigo você entenderá por que.

….você está disposto e preparado para criar um blog profissional?

Eu disse que é fácil criar um blog e conseguir acessos….e realmente é ! Mas os resultados não cairão do céu! É necessário dedicação. Se você espera encontrar neste artigo uma fórmula milagrosa que trará resultados da noite para o dia, então este artigo não é para você.

Agora, se você é uma pessoa que precisa divulgar seu negócio na internet e está disposto a se dedicar, então eu vou lhe ensinar como criar um blog profissional e conseguir cada vez mais acessos, de forma consistente, sem gastar muito dinheiro (ou gastar praticamente nada).

Ao final deste artigo você será capaz de:

1 – Entender o que são e como escolher a melhor plataforma para seu blog;
2 – Aplicar um layout profissional para seu blog com templates já prontos;
3 – Entender os conceitos básicos de otimização nos mecanismos de busca;
4 – Planejar o conteúdo de seu blog para ter cada vez mais visibilidade na internet;
5 – Divulgar seu blog e obter acessos crescentes de forma consistente.

Como criar um blog

1 – Como criar um blog: Escolhendo a melhor plataforma

Nos dias de hoje não é mais necessário conhecer linguagens de programação para criar um blog ou site. Existem plataformas prontas e super eficientes que dispensam conhecimentos técnicos de programação. E o melhor de tudo é que essas plataformas já estão otimizadas para indexar e ranquear nos mecanismos de busca (Google, Bing, etc.). Além disso muitas delas permitem ampla customização para deixar seu site com a cara da sua empresa ou negócio. Até mesmo sites complexos de e-commerce podem ser criados utilizando plataformas específicas.

Plataforma é o nome dado ao programa (software) que permite o gerenciamento do conteúdo do blog. Também podemos chamar uma plataforma de CMS, sigla para “Content Magagemente System” que, traduzindo, significa “Sistema de gerenciamento de conteúdo”. A plataforma mais conhecida hoje é o WordPress, sobre a qual comentaremos adiante neste artigo.

Então para que perder tempo programando seu próprio site? Simplesmente escolha uma das plataformas já existentes e preocupe-se apenas com o que de fato interessa: o conteúdo de seu blog ou site.

Escolhendo o tipo de plataforma para criar um blog

Existem dois tipos de plataforma para criar um blog (CMS):

1 – CMS hospedado
2 – CMS não hospedado.

O CMS hospedado é o mais fácil para criar um blog. O usuário praticamente não precisa se preocupar com nenhuma configuração. O programa já é oferecido hospedado na internet, ou seja, basta efetuar o cadastro no site e seu blog estará publicado e pronto para ser alimentado! Entretanto, este tipo de plataforma é mais limitado em relação ao CMS não hospedado. Seguem dois exemplos de CMS hospedado que recomendo:

1 – Weebly (http://www.weebly.com/)
2 – Blogger (https://www.blogger.com)

O CMS não hospedado é o mais recomendado. O mais famoso e utilizado pela maioria dos blogueiros profissionais é o WordPress.org. Fácil de instalar e configurar, o WordPress permite gerenciar o conteúdo de seu blog livremente e praticamente sem limites. Grandes sites internacionais como Coca-Cola, The New York Times, Forbes entre outros usam ou já usaram WordPress para gerenciar seus conteúdos. Muitas agências de publicidade usam o WordPress para manter os sites ou blogs de seus clientes.

A maioria dos serviços de hospedagem já possuem no painel do cliente ferramentas amigáveis para instalação do WordPress e outros tipos de CMS não hospedados. Algumas inclusive oferecem suporte para ajudar o cliente a instalar a plataforma.

Qual CMS devo escolher para criar um blog? hospedado ou não hospedado?

Sempre recomendo aos meus clientes para optar por um CMS não hospedado, mais especificamente o WordPress. Ele é gratuito e exige um mínimo de conhecimento para instalção (nada difícil). Ele oferece uma variedade grande de plugins para customização e ranqueia muito bem nos mecanismos de busca.

É claro que você também pode optar pelas plataformas hospedadas, porém elas são mais limitadas. Dependendo do tema do blog ou do objetivo do negócio elas podem cumprir muito bem o objetivo.

Além do WordPress, Blogger e Weebly existem outros CMS hospedados e não hospedados para você escolher. No artigo “Principais plataformas para montar seu blog ou site” trago algumas opções e comento cada uma delas.

2 – Como criar um blog: Personalizando e aplicando templates

Uma vez definida a plataforma e criado o blog, o próximo passo é a escolha de um tema (layout) com a “cara” da sua empresa/negócio. A maioria das plataformas oferecem templates prontos, com várias opções de layout para você escolher.

Existem também sites que vendem templates extremamente profissionais, que farão de seu blog um super site! Um exemplo é o Elegant Themes (http://www.elegantthemes.com/), que vende templates incríveis para blogs montados em WordPress.

Existem também diversos templates prontos, gratuitos e pagos, para as plataformas hospedadas como o Blogger e o Weebly. Basta pesquisar na internet (“templates prontos para o Blogger” ou “…Weebly”) que uma série de resultados aparecerão.

IMPORTANTE: Escolha um tema responsivo, ou seja, que se adapte aos diversos tamanhos de tela (smartphones, tablets, desktops, etc.). Além de facilitar a experiência do usuário com seu site os mecanismos de busca ranqueiam melhor sites responsivos.

3 – Como criar um blog: Otimizando para mecanismos de busca

Agora que você já possui um blog com layout profissional está chegando a hora de alimentá-lo com um bom conteúdo de qualidade para seu público…..mas antes é fundamental que você conheça algumas técnicas iniciais de otimização para mecanismos de busca. São as chamadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization = Otimização para mecanismos de busca).

Você não precisa neste primeiro momento conhecer todas as técnicas de SEO, até por que são muitas e isso leva tempo. O importante é conhecer as principais. Sem este conhecimento você corre o risco de criar conteúdo e não ter rertorno na internet. É importante que os artigos e publicações respeitem algumas regrinhas de SEO para que os principais mecanismos de busca (Ex.: Google) consigam interpretar melhor o que você quer transmitir e, com isso, indexar e ranquear bem suas páginas.

Para conhecer as principais técnicas de SEO acesse: 10 dicas de SEO fundamentais para o bom posicionamento de seu site

4 – Planeje o conteúdo de seu blog ou site

Agora que seu site está publicado e configurado para indexar nos mecanismos de busca, é importante alimentá-lo da forma correta e com frequência. A chave para o sucesso na internet chama-se Marketing de Conteúdo! É fundamental que você leve conteúdo relevante e valioso para seu público SEMPRE!

Um bom planejamento de conteúdo deve seguir as seguintes etapas:

1 – Defina seu público: Para quem você vai escrever? Quem você quer que acesse seu blog? Ex.: clientes já existentes, potenciais clientes, etc.
2 – Defina o perfil de seu público: Quais as necessidades de seu público, comportamentos, interesses, etc.
3 – IMPORTANTE – Descubra como seu público procura na internet: Quais os principais termos de pesquisa utilizados pelo seu público para pesquisar na internet. Esta etapa é muito importante e faz parte do que chamamos Estudo de palavras chave. Encontre os principais termos/palavras que seu público utiliza para fazer pesquisas nos mecanismos de busca.
4 – Defina os temas de seu blog: Com base nos termos/palavras encontrados no item 3 defina os principais temas de seu blog.
5 – Crie conteúdo: Agora você já sabe os temas que seu público tem mais afinidade. Crie conteúdo relevante sobre estes temas e alimente seu blog. Crie artigos, posts, vídeos, tutoriais, dicas com base nos temas e publique em seu blog com regularidade.

5 – Divulgando e conseguindo acessos a taxas crescentes

Este tópico é o que talvez todos pensem ser o mais importante. O que muitos não percebem é que, se cumpridos os 4 passos anteriores, os acessos vêm como consequência.

Não é difícil de entender por que. Vejamos:

1 – Seu blog já foi configurado em uma plataforma SEO Friendly (que indexa bem nos mecanismos)

2 – O layout de seu blog está profissional e responsivo (adapta-se às diferentes telas de tablets e celulares)

3 – Você alimenta seu blog com frequência e sempre levando conteúdo de qualidade para seu público.

Ou seja, seu blog  já tem tudo que precisa para ter sucesso na internet. Basta continuar alimentando-o com conteúdo relevante e com frequencia que os acessos virão naturalmente.

Aos poucos os mecanismos de busca passarão a dar autoridade para seu blog. Isso é um fato! Eles logo perceberão que seus artigos são relevantes e gradativamente passarão a ranquear melhor suas páginas.

…outras dicas para ter cada vez mais acessos

Otimize sempre
Acompanhe os acessos de seu blog usando o Google Analytics (ferramenta gratuita de métricas do Google).  Você perceberá que logo aparecerão os primeiros acessos. Descubra as páginas e palavras chave que mais trazem tráfego para seu blog. Otimize-as com técnicas de SEO para que elas ranqueiem melhor ainda e tragam cada vez mais acessos.

Redes Sociais
É fundamental estar presente nas redes sociais. Conteúdos valiosos em redes sociais podem trazer muito tráfego de forma viral. Além disso, estar presente nas principais redes também ajuda no SEO. Divulgue sempre o conteúdo de seu blog nas redes para manter seu público engajado.

Email Marketing
Coloque caixas de subscrição (Ex.: Cadastre-se para receber nossa newsletter) espalhadas pelo seu blog. Comece a construir uma base de contatos e crie campanhas de Email Marketing. Com os acessos crescentes é natural que sua base de contatos também cresça. O Email Marketing é hoje uma das ferramentas mais poderosas e baratas no Marketing Digital.

Marketing Pago
Ainda existem formas pagas para se conseguir tráfego. O Google Adwords e os Facebook para empresas são hoje as duas melhores opções.

Conclusão sobre como criar um blog…

Espero que as dicas acima tenham ajudado! Se gostaram por favor compartilhem!

Qualquer dúvida, sugestão ou tema que queiram que eu aborde por favor coloque nos comentários.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *