Link Building: Sites de perfil que permitem links

Ter links apontados para o seu site é um dos principais fatores para ranquear bem nos mecanismos de busca. A estratégia de Link Building (construção de links) não é fácil, demanda tempo e, se feita de forma errada ou artificialmente, é passível de punição pelos mecanismos de busca.

São várias as maneiras de conseguir links para seu site. Hoje vou comentar sobre uma delas, bastante prática, fácil e que os mecanismos de busca adoram: Cadastro em sites de perfil.

O que são sites de perfil?

Como o nome diz, são sites onde você cadastra o seu perfil, com foto, descrição, etc. As mídias sociais, por exemplo, são sites onde você cria um perfil. Alguns sites de diretórios também.

Ao criar um perfil em um determinado site geralmente é permitido inserir um link. É assim no Twitter, no Facebook, no Google Plus e na maioria dos sites que exibem o perfil do usuário.

Esse link tem sua relevância, pois vem de uma site idôneo, que possui autoridade. A página do seu perfil talvez não tenha um Page Rank alto, pois você acabou de criá-la, porém o site onde ela está inserida possui bastante autoridade de domínio e essa relevância é canalizada para seu blog ou site.

Efeitos colaterais bons

Além de construir links, a prática de cadastro em sites de perfil traz dois efeitos colaterais muito saudáveis. Ela acaba por trabalhar dois outros fatores de extrema importância no ranqueamento em mecanismos de busca: 1 – Social Signals e 2 – Author Rank.

1 – Social Signals

O Google, em sua última alteração de algoritmos, passou a dar importância aos chamados Social Signals, ou seja, os sinais sociais de um determinado site. Traduzindo: o quanto o seu site está presente nas mídias sociais.

Isso faz sentido, já que se um determinado site é bom, idôneo e com conteúdo de qualidade é óbvio que será compartilhado nas mídias sociais, aumentando sua presença socialmente…emitindo para os mecanismos de busca “sinais sociais”.

Ao criar perfis em diversos sites de mídia social automaticamente você estará garantindo presença na rede. Passe a postar links de seu blog ou site com certa freqüência nas mídias que você se cadastrou. Aos poucos outros usuários compartilharão seus posts e assim você estará emitindo os “sinais sociais”.

2 – Author Rank

Este é o fator “autoridade”. Porém, não mais autoridade do site e sim do autor. Este novo fator criado pelo Google é de extrema importância e mede se o autor de um determinado artigo possui autoridade sobre aquele assunto ou não.

Na medida que você cria perfis em diversos sites e mídias sociais e passa a postar comentários e links sobre determinado assunto (de preferência o assunto para o qual deseja estar bem ranqueado) os mecanismos de busca começam a entender que você possui conhecimento sobre aquele tema e passarão a enxergá-lo, com o tempo, como uma autoridade no assunto. Automaticamente seus artigos ganharão relevância e melhor indexação.

Em quantos sites devo me cadastrar?

Se você simplesmente sair cadastrando feito uma máquina em todos os sites que permitem perfil, sem qualquer planejamento, provavelmente não terá o resultado desejado.

É importante você manter atualizado seu perfil, participar das mídias e diretórios que se cadastrou com certa freqüência. Em questão de semanas você perceberá que seus posts passarão a ser compartilhados, mesmo que poucas vezes, porém com a qualidade e a relevância que os mecanismos de busca gostam.

Simplesmente cadastrar um perfil e adicionar um link, sem qualquer trabalho posterior em sua página nas mídias, não trará a relevância necessária.

O ideal seria cadastrar em pelo menos 10 sites, sendo que estes 10 sites devem englobar as principais mídias sociais (Veja lista dos 10 principais sites que permitem perfil).

Cuidado para não se cadastrar em mais de 20 sites. Você terá dificuldade em mantê-los atualizados com a freqüência mínima necessária.

Estratégia prática, natural e saudável

A prática de cadastro em sites de perfil é o que há de mais natural na internet. Por isso os mecanismos de busca gostam. Você nunca vai ser punido pelo Google por que está presente nas redes sociais. Ao mesmo tempo, ser sociável na rede é também uma das melhores formas para divulgar o seu trabalho, blog ou site.

Então, se você não possui tempo para se engajar nas várias estratégias de Link Building existentes e se precisa escolher uma delas, minha sugestão é escolher os sites de perfil.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *