Home Office – Trabalhando em casa

O Home Office já é uma tendência! Cada vez mais as empresas liberam seus funcionários para trabalhar em casa. Além da evidente melhora na qualidade de vida dos funcionários, a redução de custos é considerável. A internet também facilitou a opção pelo Home Office por diversos profissionais liberais, que passaram a empreender pequenos negócios online, e se viram livres da figura do chefe.

Imagine todo o tempo perdido no trânsito de sua casa para seu trabalho. Além da perda de tempo, você está gastando combustível (emissão de CO2) e depreciando seu carro. Ah, a empresa reembolsa sua quilometragem! Ok, mas ela está pagando por isso e precificando este custo em seu produto ou serviço, o que indiretamente voltará para você, que também é consumidor.

Percebam, portanto, que o custo social do trabalho fora de casa é alto, e muitas vezes desnecessário. O custo do espaço nas empresas é outro que diminuiria bem. Para instalar os funcionários é necessário mesa, cadeira, telefone, estações de trabalho completas, etc.

Agora, imagine-se trabalhando em sua casa, podendo aproveitar o tempo que você desperdiçaria no trânsito convivendo mais com sua família, ou aproveitando essas horas a mais para prática de esportes, por exemplo. Você terá também a oportunidade de comer em casa, o que é mais saudável. Vai poder usar o seu banheiro, enfim….tudo em termos de qualidade de vida melhora.

Tanto para a empresa, como para os funcionários, os ganhos são expressivos. Para quem quer empreender, ou não consegue se realocar no mercado de trabalho, existem ainda infinitas opções de trabalhos remunerados em casa. Com a internet, são inúmeros os sites com as chamadas “Ganhe dinheiro trabalhando em casa”. É claro que, como tudo na internet, existem os sites sérios e os que não são muito confiáveis. Mas existem opções muito boas neste sentido.

Mesmo que você não queira se sujeitar a trabalhar para um destes sites, você também pode empreender o próprio negócio online: loja online, consultoria online, ou qualquer outro negócio que não exija a sua presença física num escritório todos os dias.

Tanto para quem quer empreender, como para quem quer continuar vinculado a uma empresa, o Home Office deve seguir alguns princípios e regras para que funcione de forma eficiente. Abaixo comento algumas delas:

Defina o seu local de trabalho em casa

Trabalhar em casa não é ficar na cama com o laptop no colo assistindo televisão. Da mesma forma que no escritório da empresa, você precisa ter o seu escritório em casa, em um local definido, com toda a infraestrutura necessária (escrivaninha, cadeira confortável, telefone, computador, fax, impressora, iluminação adequada, etc.).

É importante inclusive separar um cômodo da casa ou apartamento somente para o seu home-office, evitando dividí-lo com qualquer outra coisa que não seja o seu trabalho (brinquedo das crianças, roupas, ferramentas, etc.).

Ter seu local e estação de trabalho em casa bem definidos é importante, não só para você se sentir confortável e produzir melhor, mas também para impor em sua casa alguns limites para você e para quem mora com você. Todos saberão que aquele espaço é o seu local de trabalho evitando interrupções desnecessárias e respeitando melhor o seu momento de trabalho.

Defina o horário de expediente e tenha disciplina

Defina o horário de seu expediente. Ter horários delimitados para suas tarefas não significa perder a sua flexibilidade de horários, que é uma das maiores vantagens de se trabalhar em casa. Você pode, por exemplo, estabelecer que trabalhará até mais tarde na segunda-feira, para poder fazer o supermercado na terça-feira de manhã. Neste exemplo, você delimitou seu expediente sem perder sua flexibilidade. O importante é ter a disciplina de cumprir o horário estabelecido.

Pessoas que trabalham em casa tendem a se perder nos horários, misturando as tarefas pessoais e de casa com o trabalho. A tentação de a todo momento assaltar a geladeira ou assistir um filminho é grande. Na outra ponta, os mais workaholics, agora que estão em casa, esquecem de deixar a estação de trabalho e invadem a madrugada.

Estabelecer período de expediente é importante para regrar esses aspectos.

Como evitar ser interrompido a todo momento pela família

Trabalhando em casa você estará tentado a todo momento a se envolver com o expediente da casa. As pessoas que moram com você, naturalmente, lhe interromperão com assuntos relacionados à casa ou assuntos pessoais.

Se você não deixar claro algumas regras, o trabalho em casa pode se tornar uma missão impossível. Estabeleça determinadas regras com sua família, explique a importância do seu trabalho e o por quê não pode ser interrompido.

A definição do local de trabalho, como mencionado anteriormente neste artigo, é importante para isso também.

Controle e acompanhamento

Para as empresas, manter seus funcionários afastados trabalhando em suas casas pode ser um problema no quesito “controle”. Como saber se estão trabalhando de fato?

Felizmente a tecnologia já avançou com ferramentas que permitem esse controle. Se você quiser, pode até acessar a tela do computador de seu funcionário de qualquer outro computador.

Entretanto, por mais que você implante ferramentas de controle, o que mais vai funcionar são as metas impostas para aquele funcionário. A remuneração por resultado vem se mostrando como a forma mais eficiente de motivar o funcionário e, naturalmente controlá-lo (produziu, ganhou).

Os chefes e supervisores podem a qualquer momento entrar em contato com seus funcionários não só falando ao telefone, mas também via email ou chat. Hoje é cada vez mais comum a conference call ou a vídeo conferência. Tudo isso permite um trabalho a distância perfeitamente controlável.

E é claro, não é por que seu funcionário está trabalhando em casa que ele não pode se deslocar, por exemplo, semanalmente, até o escritório da empresa para fazer uma reunião.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *