O que é Landing Page e dicas de como criar landing pages eficientes

Landing Page

São apena alguns segundos que seu cliente permanece na página de oferta de seu site……..Saiba como prendê-lo e aumentar as conversões utilizando landing pages eficientes!

Landing Page é o termo utilizado pelos gestores de marketing online quando se referem  à página de destino de um site com o propósito específico de convidar o usuário a concluir uma ação (Ex. compra online). A tradução seria “Página de Aterrissagem” ou “Página de Aterragem”. É geralmente a página para onde o usuário é direcionado após clicar em um anúncio, banner, link patrocinado, etc.

Em outras palavras, a Landing Page é aquela página onde você quer “fisgar” o usuário para que ele conclua uma ação (compra, cadastro de email, preenchimento de uma pesquisa, etc.). Neste sentido, ela receberá o usuário e geralmente o direcionará para uma outra página final, onde ele concluirá a ação/compra.

Abaixo seguem algumas dicas e orientações de como otimizar uma landing Page.

 

Mantenha as aparências…..

Geralmente as landing pages são vistas por muitos usuários novos, que não conhecem o seu site. É muito provável até que eles estejam passando por ali, sem qualquer intenção de compra. Eles não conhecem você. Não sabem se seu site é seguro ou respeitado. Portanto, qualquer erro de digitação, gramática, design mal feito ou qualquer pequena falha abalará a credibilidade de seu usuário que rapidamente deixará sua página.

Revise sempre todos os links, imagens e certifique-se de que tudo está funcionando perfeitamente. Se a sua landing page não está funcionando, por quê o serviço que você presta ou produto que vende funcionaria?

 

Não perca tempo reinventando a roda

Antes de planejar o desenho de sua Landing Page faça uma pesquisa em seus concorrentes. É óbvio que você precisa ser criativo e mostrar diferenciais, mas até para isso é importante você saber como a concorrência trabalha suas páginas.

 

Cumpra a promessa

O usuário caiu em sua Landing Page procurando aquilo que você prometeu no anúncio ou banner. Portanto, é muito importante que sua Landing Page cumpra com a promessa. Fazer anúncios de um produto “A” como chamariz para um produto “B” pode até funcionar, mas vai fazer com que sua taxa de conversão seja extremamente baixa, além de abalar a credibilidade de seu cliente/usuário.

 

Convide de forma clara e precisa

Você pode encarar a landing Page como um “convite para uma ação”. Muito provavelmente as pessoas que chegaram à ela já estão interessadas no produto/serviço e, em muitos casos, já conhecem o produto/serviço. Elas apenas estão aguardando um convite para concluir a ação.

Portanto, seja claro no seu convite. Se você está convidando alguém para comprar algo, insira um botão “comprar”. Não fique com cerimônias, afinal, o usuário entrou lá para isso. Todo o desenho e arquitetura de sua landing Page deve suportar o seu convite. Tudo que você adicionar em sua landing Page deve ter o propósito de incentivar o seu usuário a aceitar aquele convite e prosseguir com a ação.

Sua landing page tem poucos segundos para se tornar convincente e guiar o usuário para conclusão da ação. Simplesmente adicionar conteúdo desnecessário somente contribuirá para confundir ou frustrar o cliente.

Em alguns casos, no entanto, um conteúdo mais extenso é necessário. Nestas situações é importante saber discorrer sobre o conteúdo sempre indo da informação mais abrangente para o mais detalhado. Comece com as informações mais importantes.

 

A marca e o seu site são secundários na landing page

A sua landing page tem um propósito específico de fazer com que o usuário conclua uma ação. Ele já entrou em seu blog ou site, já viu seu logotipo. Ele pode não conhecer sua empresa ou seu histórico, mas não é agora, no momento frágil e delicado de convencê-lo a concluir uma ação, que você irá contar uma longa história sobre sua vida para ele. Não é para isso que ele acessou sua Landing Page. Ele agora está inclinado a uma outra ação.

Não desperdice, portanto, espaços de sua landing Page com logotipos grandes de seu site/empresa. Priorize o espaço para o serviço/produto que quer vender ou ação que quer concluir.

 

Testemunhos na landing page

Muitas landing pages vem acompanhadas de testemunhos. Isso pode trazer credibilidade. Caso você consiga testemunhos de qualidade e isso não polua sua landing page, é importante adicionar.

 

As pessoas clicam em botões!!!

Já é inconsciente na internet….as pessoas clicam em botões. Uma vez que o internauta já se sentiu atraído pelo conteúdo de sua landing page e quer concluir a compra, ele vai atrás de um botão. Então facilite a vida de seu usuário. Crie botões precisos, bem definidos.Se sua landing page exigir um conteúdo muito extenso, é importante que você repita o botão ao longo da página.

 

Não exija muito de seu usuário na landing page

Cuidado com formulários de cadastro muito extensos. Exija apenas o essencial para conclusão da ação.

 

Teste sempre sua Landing page!

Como tudo em marketing na internet, é importante testar. Elabore algumas Landing Pages e teste para ver qual é a melhor. Eu sei…é trabalhoso! Mas você pode estar deixando de vender por que o botão é vermelho e não verde….pense nisso!

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas de como fazer um email marketing de sucesso | carlos barros - [...] clica em sua newsletter em busca da oferta ou informação divulgada. Existem várias técnicas de como criar landing pages…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *