Como criar uma lista de emails sólida para email marketing

Lista de emails

A criação e gerenciamento de sua lista de emails é a chave para um Email Marketing de sucesso. Criar uma lista de emails composta por contatos que querem receber seu conteúdo é fundamental na estratégia de suas campanhas.

Neste artigo descrevo as principais formas para se capturar contatos e montar uma lista de emails sólida para Email Marketing.

1 – Definição do público e do conteúdo

Antes de sair distribuindo caixas de subscrição (formulários de captura de emails) em todas as partes de seu blog, preocupe-se em definir bem o seu público e levar sempre conteúdo de qualidade para ele. É o conteúdo relevante que trará acessos e cadastros de qualidade para sua lista de emails de forma constante. Não há qualquer outra ferramenta mais eficiente para captura de emails do que trabalhar o marketing de conteúdo.

Publique sempre artigos, vídeos e posts de relevância para seu público. Além de serem melhor indexados pelos mecanismos de busca, serão compartilhados de forma viral nas redes sociais e, com isso, mais e mais pessoas acessarão seu blog ou site. Além disso, é mais fácil alguém se predispor a cadastrar o email quando se deparam com conteúdos bons (elas querem saber mais).

Parece óbvio, mas poucas pessoas compreendem a real importância deste conceito e o empregam na prática. Para entender melhor este conceito, que considero fundamental em qualquer estratégia de Marketing Digital, acesse o artigo: É o conteúdo que define o público.

2 – Caixas de subscrição e o conceito Opt-in

A forma mais básica de captura de emails é a chamada “Caixa de subscrição”, que nada mais é do que um formulário com campo para digitar o email. Geralmente a Caixa de Subscrição solicita o email em troca de newsletters periódicas ou promoções (Ex.: Cadastre seu email para receber nossas ofertas).

É muito importante ter a caixa de subscrição com grande visibilidade em seu blog ou site. É por meio dela que serão capturados emails válidos e ativos de pessoas que realmente querem receber seu conteúdo. Em Email Marketing chamamos estes cadastros de opt-in (optaram por receber).

É muito importante trabalhar exclusivamente com Bases Opt-in em Email Marketing (lista de emails composta por pessoas que optaram e deram permissão para receber suas mensagens). Para saber mais sobre o conceito Opt-in acesse: Opt-in, Soft Opt-in e Double Opt-in: Entenda os conceitos

Muitas pessoas não colocam uma caixa de subscrição em seus blogs e sites. E quem as coloca a faz de forma errada, obtendo pouquíssimo resultado. Não basta colocá-la no topo do site, ou em apenas uma determinada área de sua página. É importante distribuí-la em diversos locais do blog ou site de forma estratégica.

3 – Dê algo em troca (incentivo)

O que você oferecerá em troca do email? Simplesmente pedir para ele se cadastrar sem um incentivo não lhe trará grandes retornos. A chamada deve ser convincente.

No tópico 2 acima comentei sobre os incentivos mais comuns: newsletters periódicas ou promoções. Porém, imagine oferecer ao seu público informação relevante e valiosa. Um ótimo exemplo são E-books gratuitos sobre o tema de seu blog, contendo instruções, tutoriais ou dicas. Se a pessoa já está acessando seu blog a procura de informações sobre o tema abordado, por que não baixar um E-book gratuito e detalhado sobre aquele tema? É natural que esta pessoa cadastre o email para receber o E-book.

Oferecer E-books é uma forma saudável e eficiente para montar uma sólida lista de emails. É conteúdo relevante sendo levado para seu público.

4 – Aumente sua lista de emails com Pop-ups

O Pop-up nada mais é do que uma caixa de subscrição que se abre de repente na tela do usuário, solicitando o cadastro em troca de um incentivo (geralmente um E-book).

Alguns profissionais de marketing digital não são adeptos desta prática por julgarem invasiva. Acreditam que o Pop-up incomoda o usuário e pode afugentá-lo do blog ou site. Na prática, os Pop-ups tornaram-se praxe e mostram-se muito eficientes para captura de emails.

A forma mais correta de aplicá-los é abrir a janela do pop-up alguns segundos após o usuário acessar o artigo.

5 – Use o Facebook para aumentar sua lista de emails

O Facebook é hoje a maior rede social do mundo e também a mais eficiente para se trabalhar o Marketing Digital. Criar uma página no Facebook e trabalhá-la para construir um público engajado também pode trazer benefícios para o Email Marketing.

Da mesma forma que o Pop-up ou a caixa de subscrição oferecem um incentivo em troca do email, você também fazer publicações em sua página no Facebook oferecendo E-books gratuitos, por exemplo. Ao clicar na publicação o usuário é levado para uma landing page solicitando o email em troca do incentivo.

Outra maneira para obter cadastros são plug-ins criados especificamente para captura de emails em páginas do Facebook.

6 – Divulgue sempre seu blog ou site

Parece óbvio, mas o que vai mesmo aumentar sua lista de emails é o constante acesso ao seu blog ou site.

Uma vez que seu blog tenha caixas de subscrição, pop-ups e baners estrategicamente distribuídos e em boa quantidade, é mais provável que as pessoas acessem e se subscrevam. Naturalmente sua base crescerá e de forma constante.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *