Otimizando seu site nos mecanismos de busca com marketing SEO

O que é SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization. Traduzindo para o português: Otimização em mecanismos de busca.

Ou seja, SEO é a técnica emprega para melhorar (otimizar) o posicionamento das páginas de um site nos mecanismos de busca: Google, Bing, Yahoo e outros na chamada busca orgânica, ou seja, seu site vai aparecer naturalmente nos resultados de busca sem você precisar pagar para que ele apareça. Se você quiser pagar para que seu site apareça no topo das buscas você deve contratar links patrocinados.

O SEO evoluiu muito desde os princípios da internet. No início o critério de indexação de um determinado site era bem simples, basicamente por ordem alfabética. Com o tempo os fatores determinantes para um bom posicionamento passaram a ser a relevância do site.

Mais de 100 fatores hoje são utilizados pelos mecanismos de busca para determinar a relevância de um determinado site. Esses fatores são variáveis utilizadas em cálculos complexos (algoritmos) pelos mecanismos de busca que no final determinam o quanto um site é importante ou não comparado com outro . Assim é determinado o posicionamento de cada site nas buscas da internet.

Iniciando o SEO para seu site – Estudo das palavras- chave

O primeiro passo para otimização de sites é o estudo das palavras-chave. As palavras-chave são os termos utilizados nas buscas, ou seja, as palavras que você digita no campo de pesquisa do Google (ou de outro site de busca) para buscar um site.

Você precisará, portanto, saber para quais termos de pesquisa (palavras-chave) quer que seu site apareça bem posicionado nos mecanismos de busca.

Existem diversas ferramentas que permitem um estudo adequado de palavras chave para o seu site. Essas ferramentas trazem informações sobre a concorrência da palavra chave na internet e também o volume de pesquisas que ela pode trazer para o seu site.

Neste sentido, você deve escolher palavras chave que trazem um volume razoável e, de preferência, que não sejam muito disputadas (concorrência baixa).

A maioria das pessoas que inicia suas práticas de SEO tem um único objetivo em mente: “Quero ficar na primeira posição para a palavra XYZ”. Esse pensamento é um erro.

É claro que esse objetivo é possível,  porém o trabalho versus retorno que você terá talvez não seja compensatório. Existe um leque muito grande de palavras chave a serem exploradas na internet de baixa ou média concorrência que trazem tráfego relevante para o seu site.  Este é o segredo para o sucesso em SEO.

Fatores externos e fatores internos de SEO

Como mencionado, existem mais de 100 fatores que os mecanismos de busca utilizam para determinar o posicionamento de um site nas buscas.

Esses fatores são divididos em dois grupos: fatores internos e fatores externos.

Os fatores internos são aqueles relacionados diretamente com o conteúdo e programação do seu site, ou seja, o correta densidade das palavras-chave, os títulos das páginas, conteúdo de qualidade, etc.

Os fatores externos tem a ver como o seu site é visto na internet e, basicamente, se existem links de outros sites apontando para o seu. Esse fator é chamado de PageRank. Quanto maior o número de links apontando para o seu site, em tese, melhor o PageRank de seu site. Sites com PageRank maiores são melhor indexados. Mas cuidado, existem práticas corretas para se conseguir links para o seu site.

Conceitos importantes para quem está començando em SEO

Cuidado com a primeira posição
Como já mencionado, a maioria das pessoas inicia a empreitada em SEO buscando a primeira posição para uma determinada palavra chave. O trabalho versus retorno nesses casos pode ser desanimador. O importante é trabalhar várias palavras-chave, de concorrência variada, e não necessariamente buscar a primeira posição. Se você trabalhar poucas palavras e o Google, de repente, muda o algoritmo, você pode perder todo o trabalho feito. Esse risco é diluído quando você trabalha um leque maior de palavras-chave.

Não seja imediatista
Você não vai conseguir posicionar bem o seu site do dia para noite. SEO é um “trabalho de formiguinha”. Os primeiros resultados você só vai visualizar depois de meses. Esqueça as propagandas de empresas que prometem colocar seu site no topo do Google do dia para a noite. Se isso for verdade é por que elas utilizam as chamadas técnicas de Black-Hat, ou seja, as más práticas da internet que não são sustentáveis e passíveis de punição pelos mecanismos de busca.

Disciplina
Como é um trabalho que requer alguns meses para começar a dar frutos, é importante que você tenha a disciplina da constância. Atualize constantemente seu site ou blog. Não deixe o site de lado por períodos muito longos. Os mecanismos de busca gostam quando seu site é atualizado numa frequência razoável.

Mantenha-se atualizado
Periodicamente os mecanismos de busca mudam seus algoritmos e incluem novos fatores para determinar a relevância de um site. É importante que você fique atento a esses novos fatores e mudanças.

Adote boas práticas
Sempre adote boas práticas. Seja sempre natural. Nunca tente “enganar” os mecanismos de busca. Você pode até conseguir resultados imediatos, porém em pouco tempo os mecanismos vão descobrir e vão punir seu site. Uma vez punido, é muito difícil retornar a um bom posicionamento.

Author: Carlos Barros

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *